Gastronomia

Blog_Vinhos

Postado em: 23.03.2016

A páscoa está chegando! No meio de todos os seus preparativos, a mesa é um dos mais importantes, e não estamos falando apenas do chocolate! Além de todos os pratos tradicionais, o vinho também pode ser um grande aliado para dar aquele toque especial na refeição.

A data, além da variedade de pratos, também traz variação nos preparos: pratos gratinados, ensopados e ricos em molhos e condimentos são os favoritos e podem ser um desafio de harmonizar. Por isso, separamos algumas dicas para não ter erro!

Bacalhau: Para pratos com muitos temperos, o ideal é um vinho tinto leve, já para um bacalhau simples, temperado em azeite, vinhos brancos bem estruturados, como o Chardonnay ou Sauvignon Blanc, são uma ótima opção.

Cordeiros: Aqui vale notar a intensidade do sabor da carne por si só, o que pede uma boa harmonização clássica com tintos à base de Cabernet Sauvignon.

Vai optar por pratos com queijos e natas? A gordura presente nessas preparações pede um bom Vinho Verde elaborado com a variação de uvas Alvarinho.

Não esquecemos do chocolate!

Na páscoa, a degustação dos chocolates não pode faltar, e para a experiência gustativa ser ainda mais rica, o indicado é harmonizar chocolates amargos com vinhos tintos encorpados e fortificados, como o Banyuls, e chocolates ao leite com sua combinação clássica: vinho do Porto Tawny ou Ruby.

Além de toda a harmonização, também é importante deixar seu vinho na temperatura correta. No caso dos tintos, a temperatura ideal é entre 15°C e 18°C. Os brancos, por sua vez, devem estar entre 9°C e 13°C.

Com a harmonização completa, é só curtir o sabor da páscoa!

Comentar