Gastronomia

destaquevinhosopa

Postado em: 04.07.2013

Quem diz que não faz frio no Brasil? Faz sim, e em diversas regiões é possível ver até neve.

Mas é claro que isso é só em algumas pequenas partes, mais altas e mais ao sul, mas da região Sudeste para baixo é possível ter um inverno com dias mais frios. E aí nada melhor do que uma boa sopa para esquentar, não é mesmo? E mesmo com esse prato você não precisa esquecer o seu vinho do dia-a-dia, pois é possível combinar diversas sopas com vários tipos de vinhos.

Se você optar por uma sopa mais leve, que vá legumes e tenha um caldo branco, ou um caldo de carne leve, você pode ter um vinho tinto também leve, que acompanhe o peso do prato. Um bom Pinot Noir ou até mesmo um Merlot podem ser uma boa pedida. Outro vinho que pode ficar bem é um rosé.

Para os caldos, a conversa é outra. Um caldo de batata pede um bom chardonnay. Um caldo de ervilha pode ser bem harmonizado com um Chianti e um caldo de cebola, apesar de não ser fácil de harmonizar, pode ser tentado com um vinho branco português da região do Douro, mas que seja encorpado, que tenha passagem por madeira.

Uma boa forma de dar uma encorpada na sua sopa e também na harmonização é utilizar croutons, aqueles pequenos pedaços de pão torrado, que se forem temperados com ervas, vão dar um toque diferente ao seu prato.

E você, já fez alguma harmonização de sopa e vinho? Conta pra gente.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro de vinhos. Seu blog é www.vinhosdecorte.com.br

Comentar