Viagem e Turismo

Blog_juninasnomundo

Postado em: 17.06.2016

As famosas festas Juninas – que comemoram os dias de santos festeiros como São João, São Pedro, e o casamenteiro Santo Antônio – são marcas registradas da nossa cultura, mas você sabia que essas festas também são comuns em outros países? Na verdade, a tradição é herança dos tempos medievais da Europa e, originalmente, celebram o solstício de verão (no caso do Brasil, o de inverno). Para os viajantes de junho, que tal visitar uma festa diferente da nossa?

França

Fête de la Saint-Jean é a versão francesa de Festa de São João, comemorada (assim como por aqui) no dia 24 de junho com fogueiras altas, vinhos, queijos e também quadrilhas, com passos ligeiramente diferentes dos que dançamos por aqui.

Suécia

A festa junina no país é até mais importante do que aqui, ganhando mais notoriedade que outra data comemorativa importante: o Natal! As festas que tomam lugar entre 20 e 26 de junho são conhecidas por suas animadas danças ao redor do Majstången, um mastro com morangos, batatas e outras colheitas de maio, cercado por folhas e flores.

Polônia

Na Polônia, o Noc Świętojańska é sinônimo de uma noite – diferentes dos outros países, a de 23 de junho – cheia de danças, fogueiras, e assim como por aqui, marcada principalmente pela típica fantasia de São João. Se a camisa xadrez veio à sua mente, saiba que lá na Polônia, eles se fantasiam de piratas! Bem diferente, não?

Rússia

A festa de Ivan Kupala (São João Batista) é uma das mais importantes para os povos eslavos, e apesar do nome, é de origem pagã, acontecendo entre 23 de junho até 6 de julho. Também comemorada na Ucrânia e Bielorrúsia, a noite de de Ivan Kupala traz consigo a celebração pelo verão (assim como feito pelos antepassados europeus) e rituais como danças ao redor do fogo e coroas de flores e velas acesas na água dos rios. Bem curioso!

Além desses países, a rota de festas juninas ainda se estende para países como a Noruega, Dinamarca e Finlândia, além de Portugal, o responsável pela tradição ter chegado até aqui, com sua típica “Festa dos Santos Populares”!

O mês de junho marca celebrações por todo o mundo, das Festas de São João do Brasil até os festivais europeus. Veja os destinos em que você pode festejar!

Comentar