Acontece em Natal

Reg_Potiguar

Postado em: 09.08.2016

O gentílico Potiguar é uma denominação dada a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte. Você sabe por quê?

Há muito tempo, bem antes da chegada dos primeiros portugueses em solo tupiniquim, já habitava o chão Norteriograndese uma tribo indígena Tupi chamada de Potiguara. Era uma grande tribo, de cultura forte, que se estendia pelo litoral nordestino, desde o norte do Ceará até um pouco abaixo de João Pessoa.

O fato é que a termologia Potiguar, que hoje nomeia aqueles nascidos no Rio Grande do Norte, vem dessa tribo nativa da terra. Em Tupi, Potï quer dizer camarão e War significa comedor ou aquele que come. Logo, na junção de ambas, nos tornamos o povo “comedor de camarão”. Ao sermos batizados de Potiguares, exaltamos, e continuaremos, as tradições vindas dos primeiros povos que habitaram nossas terras. Sem falar que é raro encontrar um filho de nossa terra que não seja apaixonado pelo crustáceo mais abundante dessas bandas.

Curiosidade:

Vários descendentes da tribo dos potiguares adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Filipe Camarão, e sua esposa, Clara Camarão.

Comentar