Gastronomia

destaque50restaurantes

Postado em: 19.07.2013

Todo ano a revista Restaurant publica a sua lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. Essa é uma das listas mais esperadas pelos apaixonados pela gastronomia e claro, pelos donos de restaurantes que têm chance de entrar nesse seleto grupo.

Fazer parte da lista é quase garantia de casa cheia durante o ano. Digo quase porque os primeiros são amplamente destacados, mas duvido que alguém imprima a lista e saia fazendo seu roteiro para viajar o globo para comer em estabelecimentos que foram condecorados pela Restaurant.

Neste ano o grande campeão foi o El Celler de Can Roca, que fica em Girona, na Espanha seguido pelo dinamarques Noma, que já figurou em primeiro lugar e os que estiveram lá dizem que realmente é algo extraordinário.

Quem mais se destaca nesta lista é o restaurante paulistano D.O.M., do famoso chefe Alex Atala, ficando em honroso sexto lugar. Eu já tive o prazer de comer em seu restaurante, provando o menu degustação de 8 pratos e posso dizer que é uma experiência única de sabores e texturas, além de uma excelente aula de harmonização (cada pratos é acompanhados de um vinho diferente).

A lista do Restaurant é sem dúvida uma referência para o mercado e para os apreciadores (e conheço gente que viaja só para conhecer restaurantes), mas é claro que não é a única e nem é verdade absoluta.

Se você quiser conhecer a lista, clique aqui e veja todos os premiados e quem sabe, programe-se para uma visita a algum em sua próxima viagem. Mas atenção, vários deles têm filas de espera de meses, portanto é bom pensar nisso com antecedência.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro de vinhos. Seu blog é www.vinhosdecorte.com.br

Comentar