institucional

moldura-blog

Postado em: 28.11.2016

Moradia, alimentação, transporte e manutenção são gastos fixos essenciais para o funcionamento do lar. São também eles que podem acabar comprometendo a maior parte do orçamento.  Para conseguir poupar para realizar sonhos e projetos, é necessário esforço e de preferência, em conjunto! Listamos algumas dicas para você mudar de hábitos com a família e começar já a economizar.

Anote os gastos da casa

Seja em uma planilha no computador ou em um bloco de notas com caneta e papel, é importante anotar os gastos da casa. A técnica irá ajudar a mapear, acompanhar e separar os gastos fixos dos emergenciais ou variáveis. Você também poderá observar onde está gastando mais e considerar o que pode fazer para economizar. Outra dica é organizar as datas de vencimento das contas. Fique de olho para não cometer atrasos, que podem gerar multa ou virar uma verdadeira bola de neve.

Economize nas contas fixas

Luz e água, quando utilizadas em excesso, acabam significando contas que causam verdadeiros rombos no orçamento. O melhor a fazer é incentivar a economia em casa com toda a família. No caso da água, o ideal é adaptar o tempo no banho, prestar atenção nas torneiras e tomar cuidado com o tanto de vezes que se lava o carro e o quintal. A economia de energia também é essencial: trocar lâmpadas por modelos fluorescentes ou de led, manter as luzes desligadas durante o dia ou em cômodos vazios e desligar aparelhos que não são usados com frequência da tomada, pode fazer toda a diferença.

Defina orçamentos e listas para utilizar como guia

Vai ao mercado? Planeje o que comprar antes! Verifique o que está faltando na geladeira e coloque tudo em uma lista. Pretende sair para fazer as compras de natal? Defina um orçamento máximo e atenha-se a ele. Hábitos como ir e vir do mercado ou fazer compras mal planejadas podem acabar nos fazendo gastar mais. Adquira formas de controle e observe como isso afeta – para melhor – o seu bolso!

Use o reaproveitamento ao seu favor

Que tal coletar e utilizar a água da chuva para irrigar o jardim, lavar o carro e a calçada e fazer a limpeza em geral da casa? Hábitos simples como esses podem ajudar na economia. Outra ideia interessante é economizar na hora de cozinhar: asse os preparos em apenas uma fornada para economizar gás e reutilize orgânicos para adubar plantas! O princípio é o mesmo de economizar nas contas, com o bônus da adoção de atitudes sustentáveis!

Conseguiu economizar?

Não deixe o dinheiro parado! Comece juntando o dinheiro em uma poupança. A medida que for aumentando o montante poupado, comece a procurar aplicações para investir. O mercado oferece opções para diversos tipos de perfis de investidor e o patrimônio construído a partir daí, pode ser sua porta de entrada para os projetos da família!

Comentar