Arquitetura & Decoração

destaquetextura

Postado em: 14.05.2013

Olá!

Hoje quando falamos a palavra textura, já pensamos em inúmeros tipos de materiais, cores, papéis, tecidos e pinturas, não é mesmo?

Hoje iremos falar sobre texturas em paredes, os diferentes tipos e opções que o mercado oferece. Sucesso garantido na sua decoração, se a textura for boa, bem feita e usada com criatividade.

Existes prestadores de serviços, especializados na aplicação de texturas, mas você também pode aplicar! Há explicações nas embalagens, orientando o modo correto e materiais necessários.

Texturas mais comuns:

– Texturas para parede com Efeito Grafiato

O efeito grafiato é ideal para revestimentos texturizados com grânulos de cristais minerais e quartzos maiores. Utiliza-se espátulas para a aplicação.

 

–        Texturas para parede com Efeitos Espatulados

Utiliza-se a desempenadeira de aço com abas. É ideal para uso com massas para texturas para paredes lisas ou granuladas.

 

– Texturas para parede com Efeitos Chapiscados

Utiliza-se rolos com espumas texturizadas (diferentes modelos). Este tipo de ferramenta é ideal para uso com massas para texturas para paredes lisas ou granuladas finas.

 

– Texturas para parede com Efeitos Ranhurados

Utiliza-se espátulas plásticas lisas. Ideal para criação de efeitos decorativos com texturas lisas ou granuladas. Indispensável no manuseio de gesso, rejunte comum, rejunte à base de epóxi, massa corrida, resinas acrílicas, vinílicas e produtos similares.

 

Textura e Gel Decorativo

 – Textura

É a maneira mais prática de se obter um efeito de textura em suas paredes, pois ela pode ser aplicada direta sobre o reboco e disfarça pequenas imperfeições da superfície. É de cor branca, mas você pode obter um efeito decorativo com outras cores. De fácil aplicação e pode ser utilizado em ambientes internos e externos. Disponível nos acabamentos: Acrílico, liso e rústico. 

– Gel de efeitos decorativos

O Gel é uma linha de produtos indicada para personalizar ainda mais o ambiente, com efeitos decorativos e exclusivos. Entre os acabamentos, destaque para os efeitos: mármore ou marmorato, camurça, madeira, aço escovado, pátina, concreto, linho, jeans, palha, lunar, craquelado, listras, magnético, seda, bambu, perolizado, esponjado.

 

 

Vantagens da aplicação de texturas em paredes:

  • Revestimento colorido, com fácil aplicação, de diferentes formas, impermeável;
  • Permite uma decoração personalizada, pois cada pessoa cria o efeito, o desenho  a seu gosto;
  • Permite o uso de diferentes matérias para a aplicação, como : rolo, espátula, pincél, desempenadeira;
  • Tem rápida secagem, baixo odor, excelente acabamento e consistência diferenciada;
  • Tem altíssima resistência a alcalinidade e ao mofo;
  • Proporciona fácil limpeza, através de solução de água e detergente neutro;
  • É indicada para uso interno e externo de paredes em alvenaria , gesso, só no tijolo, concreto, massa corrida ou acrílica;
  • Possui alto rendimento, dependendo do tipo de textura escolhido. Uma embalagem de 50kg pode render de 15 a 25m².

Até a próxima semana e mãos a obra!

 Arq. Ana Beatriz Nunes Moller

Comentar