Gastronomia

blog_caranguejo

Postado em: 27.09.2016

Além da sua beleza exterior que já serve para deixar o prato com uma estética impecável, o caranguejo também encanta pelo seu sabor inconfundível por dentro. Você sabia que a origem dos caranguejos está ligada à formação dos oceanos e estimam que seu surgimento foi há cerca de 180 milhões de anos? Agora dá para entender o motivo dos nordestinos serem apaixonados por essa iguaria há tanto tempo.

Se você é um apreciador da gastronomia diferenciada, fique por dentro de algumas maneiras de preparar este delicioso crustáceo!

Cozido:

Coloque vários litros (8 ou 9 copos) de água para cozinhar dois caranguejos e tempere com duas colheres de sopa de sal marinho. Cuidadosamente, mergulhe os caranguejos na água fervente. A casca do caranguejo irá ficar com uma cor alaranjada quando ele estiver pronto. O tempo em média para um caranguejo de 1kg é de 15 a 20 minutos, já um pequeno leva de 8 a 10 minutos. Para finalizar, coloque-os em um banho de gelo por 20 segundos para impedir a carne de cozinhar muito. Sirva imediatamente, ou deixe esfriar na geladeira e sirva-o frio.

Preparado no vapor:

Ferva em uma panela grande 1 copo de vinagre, 2 copos de água e 2 colheres de sopa de sal. Enquanto os líquidos estiverem fervendo, coloque-os no freezer ou em um banho de gelo. Ponha a grela de vapor sobre o líquido e, em seguida, deixe-os sobre a grela. Espere, pelo menos 20 minutos. Cheque se o líquido não evaporou completamente, se sim, bote mais água. Remova os caranguejos e dê um choque térmico em gelo por 20 segundos.

Grelhado:

Deixe-o por 3 minutos no freezer e limpe-o por completo. Prepare a marinada (manteiga derretida, alho picado, limão e tempero de caranguejo) e, com um pincel, passe sobre os caranguejos. Coloque-os em uma grelha e cozinhe por 10 minutos. Quando os caranguejos estiverem em um tom alaranjado quase vermelho, já pode ser servido e consumido!

E então, que tal preparar para um jantar especial, ou para um dia com os amigos?

Comentar