Gastronomia

destaquepais1

Postado em: 02.08.2013

O Dia dos Pais está chegando e essa data combina com reunião de família, com um almoço com comidas gostosas e muita alegria em torno da mesa, afinal de contas, o paizão merece ter os filhos reunidos, não é mesmo?

Se você e seu pai gostam de um bom vinho, esse é um dia que merece um pouco mais de atenção na hora da harmonização para que tudo saia bem e vocês tenham um almoço ainda mais prazeroso. Para ajudar nessa tarefa, damos algumas dicas para você se dar bem:

– Se você não conhece o gosto de todo mundo, prefira vinhos mais “generalistas”.

Está na dúvida se o seu cunhado gosta daquele Malbec Argentino pesadão, ou se alguém vai achar o seu Pinot Noir muito leve? Prefira então os vinhos mais  generalistas, ou seja, aqueles que combinam com um maior número de tipos de pratos, como os Cabernet Sauvignon, Merlot e Carmenere.

– Tenha a quantidade certa de vinhos

Considere que uma garrafa é bem consumida em 3 pessoas. Com essa quantidade vocês beberão bem durante toda a refeição, obviamente sem se embriagar, afinal de contas, o dia é para ser (bem) lembrado.

– Um espumante para começar e brindar nunca é demais

Mesmo que a sua comida peça um bom vinho tinto, que tal pensar em um espumante para começar a refeição e fazer um brinde com o seu pai? O espumante pode acompanhar uma entradinha leve ou a salada. Se for só para o brinde uma garrafa dá para até 8 pessoas.

– O bom e velho Vinho do Porto sempre é uma boa pedida

Vai ter uma sobremesa mais doce, com chocolate? Que tal ter também um Vinho do Porto para acompanhar? Esse vinho é uma delícia se harmonizado com esse tipo de doce e até com queijos curados. Vai muito bem no final da refeição, mas lembre-se que ele tem um teor alcoólico mais alto (em torno de 20%), então sirva bem moderadamente. Uma garrafa pode servir em torno de 15 pessoas.

E por último, que tal abrir aquela garrafa especial que você está guardando? Afinal de contas, seu pai merece.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro de vinhos. Seu blog é www.vinhosdecorte.com.br

Comentar