Viagem e Turismo

Blog_aviao

Postado em: 07.08.2015

Viajar de avião é cada dia mais frequente. A praticidade de ir de um lugar a outro em algumas horas é incrível, mas pra viagem ser uma boa experiência existem algumas regras de convivência que deve ser seguida por todos!

Confira 10 dicas para ter uma viagem confortável e ser um bom vizinho de poltrona!

 

1 – Número do assento

Saber o seu lugar com exatidão é importante e respeitá-lo é fundamental! Não cause constrangimentos sentando em um assento que não seja o seu! É desconfortável ter alguém no seu lugar quando você chega, né?

 

2 – Mudando de lugar

Caso você queira mudar de lugar, fale com o comissário de bordo. É comum que alguns assentos permaneçam vazios após o avião decolar, mas é educado consultar os tripulantes antes de fazer essa mudança por conta própria.

 

3 – Espaço de bagagens

O bagageiro de bordo é um espaço compartilhado. Evite levar bagagens muito grandes, que ocupem mais do que o espaço que seria destinado a você. Chegar antes não significa poder ocupar mais espaço!

 

4 – Não levante toda hora

Quando for escolher seu assento, leve em consideração os seus hábitos. Se você costuma ir muito ao banheiro ou precisa levantar com frequência, escolha um assento no corredor. Agora, se você se incomoda com alguém pedindo passagem, opte pela janelinha, para que não seja incomodado. De qualquer forma é necessário lembrar que os corredores de aviões são estreitos e o ideal é evitar a circulação por eles sem necessidade.

 

5 – Evite conversar alto

Muitas pessoas utilizam os vôos para descansar da viagem ou chegar bem ao destino. Por isso, evite conversar muito alto durante o percurso. Ninguém espera que você passe horas sem falar nada, mas o bom senso é fundamental para uma viagem tranquila, então ajuste o volume!

 

6 – Entretenha as crianças

Nem sempre as crianças obedecem os pedidos dos pais e quanto mais entediados eles ficam, maior a chance de bagunças, brigas e choro! Para evitar o desconforto, seu e dos seus vizinhos, mantenha-os entretidos. Vale vídeo game portátil, revista, tablet, caderno de atividades, gibis ou qualquer outra atividade que costuma deixar o seu filho satisfeito (e silencioso)!

 

7 – Evite bebidas alcoólicas

Essa regra é básica, mas muita gente ainda esquece. Em alguns voos são servidas bebidas alcoólicas durante o serviço de bordo. Tomar uma dose ou outra é completamente normal, mas passar do ponto é inaceitável! Não são poucos os casos de pessoas que bebem demais e acabam sendo inconvenientes e desrespeitando os outros passageiros e tripulantes. Não seja um deles!

 

8 – Respeite o espaço do vizinho

Essa dica é muito valiosa! Na hora de apoiar os braços nas poltronas, por exemplo, não se esqueça do vizinho do lado e divida o espaço durante a viagem! O mesmo vale para as poltronas. Cuidado para não esbarrar e chutar o assento da frente e quando for reclinar sua poltrona, faça com bom senso, sempre verificando se o passageiro de trás não está comendo, por exemplo!

 

9 – Permaneça sentado

Quando o avião aterrissa é muito comum os passageiros ficarem agitados e começarem a se levantar para pegar as malas apressadamente. Essa atitude além de ser inconveniente ainda é sem sentido, já que o avião frequentemente demora mais algum tempo para liberar o desembarque. A atitude só é justificável se você vai pegar alguma conexão rapidamente ou estiver passando mal!

 

10 – Muito respeito aos comissários

Não é todo mundo que sabe, mas a função dos comissários de bordo vai muito além de realizar os desejos e caprichos dos passageiros. Os tripulantes são treinados principalmente para manter a segurança de todos no avião, explicando procedimentos e garantido o bem estar de todos. Por isso respeito e educação são imprescindíveis! Siga as orientações e somente solicite um comissário quando for fundamental, principalmente durante os procedimentos de segurança.

 

Seguindo essas dicas, seu voo e o de seus companheiros de viagem será muito mais confortável! Se surgir alguma dúvida, vale a máxima: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você!

Comentar